Quantcast
Channel: Blog na Carteira » Mais contatos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

10 Maneiras de construir sua lista de emails do zero!

$
0
0

Há alguns dias publiquei um artigo que teve um feedback muito bacana que foi o “As 10 piores práticas de email marketing” e hoje quero tratar de outro assunto muito importante quando falamos do assunto “email marketing”. Você já leu o artigo que acabei de indicar, mas pode ser que você não tenha uma lista, ou não tenha uma lista responsiva.

Pensando justamente em te ajudar a construir audiência, construir lista e realmente criar um negócio sólido na internet, vou listar as 10 melhores formas para construir uma lista a partir do zero, ou então turbinar o crescimento da sua :)

1. SEO

O SEO não morreu, muito pelo contrário, ele está mais vivo do que nunca. Não vou entrar em detalhes de como você deve fazer o SEO do seu projeto aqui neste tópico, mas aconselho a usar o marketing de conteúdo para atrair pessoas para seu blog, e dentro dele você faz a captura dos leads.

Você identifica um problema específico, cria uma solução para aquilo em um ebook, cria um post bacana, rankeia ele, e quando a pessoa entrar você pode o email para que possa entregar a resolução do problema.

SEO ainda é uma das formas mais válidas de fazer a captura de emails, mas não é nem de longe a mais rápida. É interessante sempre se preocupar com essa maneira de capturar muitos emails mas em conjunto com as outras estratégias que vou listar abaixo.

construir leads do zero

2. PPC

Vou confessar que nunca usei o Adwords para gerar lista, mas conheço muita gente que faz isso e tem muito sucesso. Um desses casos é o Érico Rocha do Fórmula de Lançamentos que usou o PPC para construir uma lista com mais de 700 mil pessoas interessadas no nicho de mercado dele.

Essa estratégia, junto com a próxima que vou listar, são as mais rápidas para gerar lista de gente realmente interessada no assunto que você pretende abordar no seu produto ou blog.

3. FACEBOOK ADS

Investir em Facebook Ads tem sido uma das melhores práticas nos últimos meses para negócio digitais ou offlines. Isso acontece pois a possibilidade de segmentação é muiiiito bacana, e nos possibilita acerta em cheio aquele público que realmente estamos buscando. Você pode fazer campanhas CPC ou CPM.

Além disso, você tem a opção de fazer com que a pessoa se torne um curtidor antes de entrar na sua lista, ou poderá mandar ele para uma página do seu site onde existe um formulário de captura. A conversão de cliques por opt-ins é bem interessante, girando em torno dos 40%.

Artigo recomendado: Como fazer campanhas no FB ads

4. WEBINÁRIOS

Essa estratégia também entra nas melhores para construir uma lista. E não só.

Óbvio que fazer um webinário dá um certo trabalho, afinal, você terá que preparar um conteúdo de qualidade, vai ter que apresentar aquele conteúdo para dezenas de pessoas, e isso pra muita gente é algo fora do comum. Apesar de ser um processo contínuo, algum dia você vai ter que dar um webinário, ao menos se quiser subir de nível.

Sendo assim, ofereça um webinário sobre o seu tema, e capte o email de quem estiver interessado em participar. Nos dois webinários que eu fiz até agora capturei 400 emails em cadas um. 800 emails de pessoas interessadas no meu nicho conseguidos em 6 ou 7 dias (juntando os dois).

Além disso, dar uma palestra acaba por gerar um grande ativo. Você ganha reputação, e isso é realmente muito interessante ;)

5. TWITTER

Outra boa opção para explorar é o Twitter. Confesso que não uso com frequência, no meu caso prefiro investir em outras estratégias como o Facebook e Webinários, mas pra muita gente pode ser uma excelente alternativa. Claro que se o seu conteúdo partilhado for interessante, as pessoas vão retuitar, e ser for ruim, vai ser considerado como spam. Tome cuidado na hora de publicar algo em troca do email no Twitter.

6. CONTEÚDO AVANÇADO

Não tente construir uma lista de emails com newletter, não funciona na maioria das vezes. Crie algo realmente de valor para oferecer as pessoas e suas taxas de opt-ins vão crescer absurdamente.

Quando você oferece algo de valor de forma gratuita, isso também gera reputação, credibilidade. E como já deve saber, isso te fará vender mais no futuro.

7. CONCURSOS E SORTEIOS

Outra excelente opção é fazer um concurso ou um sorteio onde para participar o custo é o email da pessoa. Apesar de ser uma espécie de suborno (assim como o item 6), não tem nada de errado com isso. Pode ser uma excelente opção no final das contas.

8. AÇÕES DOS USUÁRIOS

Comentários, uploads ou inscrições na página de usuário do seu blog podem ser boas opções para construir listas de emails. Óbvio que caso opte por construir listas dessa maneira, devem ser tratadas de forma diferente. Por exemplo, quando alguém comentar você pode configurar um email automático de agradecimento, e dentro dele pedindo para que a pessoa se inscreva na sua lista.

Pegar os emails de quem comentou e inserir na sua lista de autoresponder pode ser um tiro no pé.

9. MARKETING DE CONTEÚDO

As pessoas chegam no seu blog através de várias formas (Facebook, Twitter, SEO, Youtube), mas elas só vão se inscrever na sua lista se o conteúdo do blog for bom o suficiente. Se você escreve artigos somente para pegar paraquedistas, talvez trabalhar com Adsense seja sua melhor opção, por que dificilmente vai captar emails dos leitores.

Agora a estratégia matadora é oferecer muitos artigos de grande qualidade aliado a uma recompensa ainda melhor em troca do email da pessoa. Se a sua taxa de conversão não subir muito fazendo isso eu paro de trabalhar na internet e de ficar viajando por ai enquanto faço isso :)

10. LANÇAMENTOS

Não tem como, essa aqui é a forma mais fácil, rápida e eficiente de construir uma lista de contatos altamente responsiva. O Érico Rocha é especialista nisso, e ensina porque isso funciona no site Fórmula de Lançamentos (que aliás é super recomendado!).

O lançamento consiste em entregar em alguns vídeos MUITO valor, mas para assistir a série de vídeos as pessoas precisam cadastrar seus emails. Logo, isso faz com que sua lista cresça muito rapidamente.

CONCLUSÃO

Espero que esse artigo possa te ajudar a ter ideias de como começar a criar sua lista de emails agora mesmo.

Quero também recomendar que você conheça o trabalho do Filipo Mandela, que é gerente de uma das maiores empresas de email marketing do mundo aqui no Brasil, e tem muito a nos passar sobre o assunto ;)

Conheço o trabalho dele e é um dos melhores no assunto em nível nacional.

VOCÊ USA QUAIS ESTRATÉGIAS PARA CRIAR SUA LISTA DE EMAILS?

O post 10 Maneiras de construir sua lista de emails do zero! apareceu primeiro em Blog na Carteira.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images